Exercício físico no tratamento do Transtorno Bipolar


O Grupo de Apoio aos Pacientes com Transtorno Bipolar (GAPB) realiza palestra gratuita sobre “A importância do exercício físico no tratamento do Transtorno do Humor Bipolar (THB)”, nesta terça-feira, dia 17 de julho. O grupo é vinculado ao Programa de Atendimento do THB (Protahbi) e também ao Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O palestrante e educador físico, Felipe Schuch, explica que o exercício físico, além de promover o bem estar geral, tem papeis significativos no tratamento do THB. “Primeiro porque a atividade física é eficaz e um poderoso antidepressivo; em segundo a prática física parece aumentar os níveis de BDNF (proteína responsável pela regeneração neuronal), prevenindo o dano cognitivo”. Além disso, Schuch explica que os pacientes com THB tem maior risco de aumentar de peso, devido aos tratamentos farmacológicos.

O exercício físico pode ser uma estratégia para a complementação do tratamento, pois alivia os sintomas depressivos em pacientes. No entanto, a quantidade de exercício deve ser ajustada de acordo com cada pessoa. “O tempo e intensidade de exercício deve ser indicado sob orientação de um profissional qualificado para que seja realizada a dose adequada e se obtenha segurança durante a prática”, acrescenta Schuch.

Serviço:
O quê? Reunião do Grupo de Apoio a Pacientes com Transtorno Bipolar (GAPB), tema “A importância do exercício físico no tratamento do Transtorno do Humor Bipolar”, com o educador físico e mestre em Psiquiatria UFRGS, Felipe Schuch.
Quando? Dia 17 de julho, terça-feira, às 19h.
Onde? Sala 160, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 2350).
Quanto? a palestra é gratuita
Como? Basta chegar 15 min antes das 19h, apresentar-se na recepção central do hospital (em frente ao Banco do Brasil) e pedir para ser direcionado para a reunião do GAPB – na sala 160.
Atenção: Não é necessário inscrição e não fornecemos certificado.
Contato: 51 3359-8846, e e-mail contatogapb@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s