Transtorno Bipolar e a Internet


A reunião-palestra do encerramento do ano de 2012 do Grupo de Apoio aos Pacientes com Transtorno Bipolar (GAPB) aborda o tema “Transtorno do Humor Bipolar (THB) e a Internet”, nesta terça-feira, dia 18 de dezembro. O grupo é vinculado ao Programa de Atendimento do THB (Protahbi) e também ao Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Imageme da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com a jornalista e mestranda do Programa de Ciências Médicas: Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Thaís Martini, durante as fases do Transtorno Bipolar ocorrem modificações na relação social dos pacientes com os seus contatos – “e esta é uma mudança tanto off-line, quanto on-line”. De acordo com ela, em um mundo de pessoas conectadas e com grande acesso às novas tecnologias, as relações humanas também são modificadas. “Sustentamos novos e antigos grupos sociais através das redes sociais e estas relações exigem do cérebro humano uma determinada capacidade para manter estes contatos”, explica.

Segundo Thaís, os pacientes com Transtorno Bipolar podem apresentar um prejuízo cognitivo que influencia nas relações sociais. “O desempenho cognitivo é importante para a desenvoltura social, para a capacidade de se fazer entender e para a compreensão das situações que acontecem no contexto social”, comenta. Ainda acrescenta que há algumas situações de risco que podem ser evitadas na Internet devido ao desconhecimento e à vulnerabilidade dos pacientes.

 

Serviço:
O quê? Reunião do Grupo de Apoio a Pacientes com Transtorno Bipolar (GAPB), tema “Transtorno do Humor Bipolar e a Internet”, com a jornalista e mestranda em Psiquiatria da UFRGS, Thaís Martini.
Quando? Dia 18 de dezembro, terça-feira, às 19h.
Onde? Sala 160, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 2350).
Quanto? a palestra é gratuita
Como? Basta chegar 15 min antes das 19h, apresentar-se na recepção central do hospital (em frente ao Banco do Brasil) e pedir para ser direcionado para a reunião do GAPB – na sala 160.
Atenção: Não é necessário inscrição e não fornecemos certificado.
Contato: 51 3359-8846, e e-mail contatogapb@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s