GAPB de 23 de julho terá três palestras


exercise

A reunião do Grupo de Apoio aos Pacientes com Transtorno Bipolar (GAPB) do mês de julho (23) terá três abordagens distintas. A psicóloga Luciana Boher Zanella, a educadora física Caroline Pereira e as médicas Juliana Sartori e Marina Londero ministrarão os temas: “Transtorno Bipolar e Abordagem Multidisciplinar: Psicoeducação”, “Transtorno Bipolar X Risco Cardiovascular X Prática de Exercício Físico” e “Avanços Científicos na Área de THB e Risco Cardiovacular”. O grupo é vinculado ao Programa de Atendimento do Transtorno do Humor Bipolar (Protahbi) e também ao Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

De acordo com a psicóloga Luciana, a psicoterapia pode ajudar pacientes com Transtorno do Humor Bipolar (THB). “Pode ser útil para o desenvolvimento de estratégias necessárias para o manejo de estressores e de sintomas, melhorando a adesão ao tratamento e o prognóstico”, explica. Ainda, a psicoeducação no THB visa ensinar o paciente sobre sua doença e tratamentos, objetivando também a identificação precoce dos sintomas. “É uma intervenção eficaz e de baixo custo, capaz de reduzir as taxas de recaída e reinternações. A premissa é de que se o paciente entender seu transtorno e seu tratamento, a chance de que aceite e utilize as recomendações do terapeuta aumenta consideravelmente”, comenta Luciana.

Segundo a educadora física Caroline, pessoas com THB podem apresentar inúmeras comorbidades associadas. “Alertar para os riscos do surgimento destas doenças e como podemos preveni-las é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, enfatiza. Além disso, os prejuízos físicos e sociais decorrentes destas comorbidades e a prática regular de exercícios físicos podem contribuir na prevenção e no tratamento destas doenças, melhorando a qualidade de vida. “Isso evidencia a importância de um trabalho multidisciplinar, onde se possa atender as diferentes demandas”, explica Caroline.

heart-disease-risk-factors-women-men-04-pg-full

Serviço:

O quê? Reunião do Grupo de Apoio a Pacientes com Transtorno Bipolar (GAPB), temas:
– “Transtorno Bipolar e Abordagem Multidisciplinar: Psicoeducação” com a Psicóloga Luciana Boher Zanella;
– “Transtorno Bipolar X Risco Cardiovascular X Prática de Exercício Físico”, com a educadora física Caroline Pereira;
– “Avanços Científicos na Área de THB e Risco Cardiovacular”, com as médicas Juliana Sartori e Marina Londero;
Quando? Dia 23 de julho, terça-feira, às 19h.
Onde? Sala 160, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 2350).
Quanto? a palestra é gratuita;
Como? Basta chegar 15 min antes das 19h, apresentar-se na recepção central do hospital (em frente ao Banco do Brasil) e pedir para ser direcionado para a reunião do GAPB – na sala 160.
Atenção: Não é necessário inscrição e não fornecemos certificado.
Contato: 51 3359-8846, e e-mail contatogapb@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s