Perguntas Frequentes

PSICOLÓGICO X MEDICAMENTO

A medicação é muito importante para a pessoa conseguir ter mais estabilidade no humor e é imprescindível. Entretanto, a psicoterapia pode ajudar muito, sendo a combinação “remédio+psicoterapia” o mais indicado em muitos casos.

1) Se a pessoa ficar psicologicamente melhor, vai melhorar do Transtorno de Humor Bipolar?
Sim, há uma melhora. Se a pessoa tem mais qualidade de vida e sente-se bem e estável, a tendência é ficar mais tempo sem ter uma crise e quando a crise ocorre ela pode passar mais rápido. A psicoterapia pode ajudar nisso, pois com tempo de terapia a pessoa se conhece mais, aprende a lidar melhor com familiares, com pessoas do trabalho, resolve melhor os conflitos e consegue encarar mais facilmente as situações do dia-a-dia. Isso tudo dá mais estabilidade e qualidade de vida para a pessoa. Lembrando que o tratamento medicamentoso é fundamental para assegurar a saúde e não pode ser dispensado.

2) Estresse pode desencadear?
Uma situação muito estressante pode fazer com que uma crise ou a primeira crise apareça. Isso porque diante de uma situação de estresse a pessoa fica mais vulnerável, mais frágil à desequilíbrios em geral, tanto no corpo como na mente. Isso facilita o aparecimento da crise, que pode ser desencadeada até por um evento considerado pequeno para a maioria das pessoas, pois cada indivíduo tem um limiar diferente para responder ao estresse.
Mas como nem sempre há como controlar tudo para que não ocorra uma situação difícil, é importante a pessoa aprender a lidar melhor com situações que podem ser de estresse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s